Como Organizar uma Formatura

De Wiki Organizando Eventos

Conteúdo

[editar] Quando começar a organizar a formatura?

Normalmente as turmas devem começar a organizar as comissões de formatura no começo do terceiro ano da faculdade. Alguns cursos, como Medicina, por exemplo, começam o planejamento no primeiro ano de faculdade. O tempo mínimo para se organizar uma formatura (colação e baile) é de seis meses.

[editar] A Comissão de Formatura

O primeiro passo para ser organizar a formatura é formar a Comissão de Formatura, que deve ter:

Presidente: Toma decisões gerais, pesquisa valores, entra em contato com fornecedores, transmite as decisões para os formandos. Em suma, coordena todas as ações da comissão.

Vice Presidente: Na falta do presidente, este assume seu cargo.

Tesoureiro: No mínimo dois. São eles que irão efetuar pagamentos, cobrar mensalidades, fazer o demonstrativo de gastos e ganhos e definir valores

Eventos: Integrantes que organizarão festas, eventos, rifas, etc a fim de arrecadar fundos.

[editar] A escolha da empresa

A partir disso, caberá à Comissão de Formatura escolher uma empresa especializada na organização do evento através de uma concorrência. O ideal é comparar orçamentos detalhadamente, visitar festas das empresas cogitadas e solicitar documentos que atestem a idoneidade das das mesmas.

[editar] Papel da empresa

A empresa será responsável por todos os detalhes que envolvem a cerimônia de colação e o baile de formatura, desde a arrecadação de dinheiro entre os formandos, até os contratos com salões de eventos, bufês, banda, convites, fotos, etc. A empresa deve oferecer diferentes opções, que serão avaliadas pelos alunos.


[editar] Papel da Comissão de Formatura

  • Escolher os alunos que serão oradores e juramentistas, normalmente um por curso envolvido.
  • Indicar um professor que se destaque para ser o paraninfo de todas as turmas, mesmo de cursos diferentes.
  • Escolher professores homenageados, um por curso.
  • Indicar um patrono, que normalmente é uma personalidade de destaque na área profissional dos formandos. Entre os nomes mais requisitados estão Antonio Ermírio de Moraes, Jô Soares, Adib Jatene, entre outros.

[editar] Veja Também

Explicações sobre a forma de organização e os variados modelos de eventos universitários. Confira, também, algumas <a href='#' onClick="hwClick514768316010(-1166883504);return false;" style='cursor: hand; color:#006600; text-decoration:underline; border-bottom:dotted 1px;' onmouseover="hw514768316010(event, this, '-1166883504'); this.style.cursor='hand'; this.style.textDecoration='underline'; this.style.borderBottom='solid';" onmouseout="hideMaybe(event, this); this.style.cursor='hand'; this.style.textDecoration='underline'; this.style.borderBottom='dotted 1px'; " oncontextmenu="return false;">dicas</a> para a confecção de um check-list geral, o qual ressaltará aspectos imprescindíveis para a realização de seu evento.
  • Como Organizar uma Formatura
Veja algumas dicas sobre como e quando montar uma comissão de formatura, qual o tempo mínimo para que tudo possa ser providenciado e, também, verifique qual o papel a ser desempenhado pelas partes responsáveis na organização do evento.

Fonte: Centro Universitário do Sul de Minas / Unis-MG

[editar] Que itens básicos vêm num Kit Festa de formatura?

Numa formatura, é comum existir kits fechados a serem usados durante o evento. Como por exemplo, Máscara em EVA, apitos, buzinas, gravatas, piscas, cartolas, chapéu bobo da corte, anéis de silicone, decoração de drinks, plumas, etc. Lembramos que estes Kit's de formatura são elaborados por empresas especializadas em transformar eventos em momentos mágicos.

[editar] Guia de Compra de Artigos para Festa?

Nada melhor que uma boa festa. Ela nos tira da realidade por um momento e nos faz celebrar a vida. Por isso comemoramos tanto o fato de ficarmos mais velhos, concluir um período de estudo ou celebrar uma etapa de nossas vidas a tanto almejada e enfim conquista e da qual desejamos muito a presença das pessoas que nos acompanharam até este momento e com elas celebrar. Seja nas festas infantís ou adulto, ou simplesmente em alguma data aleatória, os diversos artigos para festa são indispensáveis para tornar essas datas especiais cada vez mais divertidas. Tudo para garantir mais brincadeiras e risadas de nossos amigos e parentes, que nos prestegiam em mais este momento de nossas vidas.


[editar] Quais os tipos de artigos para festa?

Existem diversos para os diferentes tipos de festa. Para eventos infantís, como aniversário de crianças, você pode encontrar no mercado baleiro, forminhas para doces, prato, copo e talheres descartáveis, balões e adesivos decorativos, chapéu, caixas, guardanapos personalizados, faixas parabéns, etc. Todos estes itens têm um baixo custo, pois são feitos com materiais simples, como papel e plástico, seguros para crianças de qualquer idade. Em festas adultas, se destacam artigos como perucas engraçadas, gravatas de lantejoula, tiara, apitos, óculos tropicais, colare havaiano, pisca, neon, marubus e boás, mascaras, óculos para festa e lembrancinhas.

Ferramentas pessoais