Etiqueta e Boas maneiras - Que roupa usar?

De Wiki Organizando Eventos

A preocupação com o vestuário é constante na vida das pessoas. A roupa certa no lugar certo pode abrir portas, como numa entrevista de emprego, ou marcar presença numa festa.

Na hora da badalação a roupa segue às exigências de cada momento. Em festas, formaturas, casamentos e eventos formais o traje é muitas vezes o passaporte de entrada e garante ao convidado a sensação de glamour. Para evitar conflito entre os convidados, os anfitriões costumam definir o traje no convite. É neste momento, que muitas pessoas sentem-se constrangidas. A determinação do tipo de traje para cada ocasião é uma forma de não gerar desconforto entre as pessoas. Para um evento mais formal á noite, as pessoas devem pensar antes de se decidirem e nesta hora os homens levam vantagem em relação às mulheres. É um terno ou smoking. Não há como fugir. Porém, assim como as mulheres não estão livres de cometerem enganos, os homens devem ter alguns cuidados. Não se usa meia clara com terno escuro.No lugar calce meias pretas.


As mulheres devem optar sempre por um vestido longo e não abusar dos acessórios.Use apenas uma jóia.Se escolher um colar, use um vestido com uma gola aberta para realçar. Caso ostente tudo de uma vez, pode ter um conflito entre as peças e com isso perder o objetivo, diferenciar.

Estilistas, consultores e os seguidores fiéis da moda adotam o tipo de traje como uma fórmula de fazer sucesso e a maneira mais fácil de não errar na hora de escolher o que usar.

Quando se recebe um convite que não menciona nenhum traje específico nem sempre é fácil sabe como se deve ir vestido. Em primeiro lugar é necessário saber se trata-se de uma cerimônia de dia ou à noite. Se a cerimônia for à noite (jantar,concerto,recepção), os homens devem ir de terno escuro e as senhoras de vestido curto ou saia-casaco de tecidos nobres (seda, crepe,etc.). Se for de dia (almoço, sessão solene, etc.), as senhoras podem ir com um conjunto de tecido mais prático (saia-casaco ou vestido de linho, algodão, lã, etc.), mas os homens devem ir de terno escuro no Inverno e claro no Verão.

Um dos enganos mais cometidos nos convites de grandes festas é pedir que o uso do estilo esporte-fino. Ou é um ou é outro. O termo correto para este estilo de roupa é passeio, geralmente usados em eventos marcados para o fim da tarde.

Conteúdo

[editar] Escolha o seu traje

[editar] TRAJE PASSEIO OU INFORMAL

Para os homens quando o assunto é passeio, recomenda-se calça de sarja com camisa, um blazer ou casaco de tweed. Já para as mulheres é indicado um vestido na altura do joelho com sapato de salto baixo. Devido ao clima quente do Brasil deve-se usar roupas leves e confortáveis.

[editar] OS TERNOS PRÍNCIPE-DE-GALES E OS BLAZERS

São mais apropriados para escritório ou lazer. Estas regras chegam para evitar surpresas desagradáveis-até porque, quando se pretende que os convidados se apresentem vestidos de forma mais solene, o traje é referido no convite que se envia. Essa indicação tanto se pode inscrever no canto esquerdo do convite como no canto direito. São vários os trajes de gala ou cerimônia que podem aparecer nos convites.

[editar] PASSEIO (COMPLETO) OU TENUE DE VILLE

Para a mulher é o tailleur, blazer,vestido, sapato escarpinis liso e bolsa pequena. Para o homem é o uso do terno completo (calça e paletó, camisa manga longa, gravata e sapato de couro combinando com cintos e meias). Obs.: Não se usa suéter nem colete de lã com terno escuro.

[editar] CASACA

É o traje de cerimônia por excelência. Atualmente só é usada para bailes ou recepções muito solenes (por exemplo, em honra de reis ou chefes de Estado). Pra as mulheres o traje correspondente é sempre um vestido comprido, devendo usar-se luvas.

[editar] SMOKING – BLACK-TIE

É o traje masculino que sucedeu à casaca e só deve ser usado à noite. Na Inglaterra o smoking não aparece nos convites para jantares, festas e recepções a que se deve ir de... smoking. É que lá o smoking chama-se de dinner jacket. Terno preto com gola de seda, camisa branca e gravata borboleta. Para as senhoras, o traje correspondente é vestido curto chic, a não ser que o convite indique “vestido longo”, ou pantalona em tecidos nobres, sem pedrarias.

[editar] FRAQUE

Sem dúvida alguma o traje de cerimônia que se usa durante o dia. O fraque não é traje a que se dê muito uso nas cerimônias oficiais. Quando um convite indicar o uso de fraque as senhoras podem usar chapéu e luvas e devem usar meias.

[editar] TERNOS

Quando num convite não vem a indicação de qual traje a usar deve-se ir de terno escuro, que pode ser azul ou cinzento. A acompanhar os ternos escuros há uma regra muito importante: os sapatos devem ser sempre pretos. As mulheres deve usar vestidos curtos ou tailleurs, chic.

[editar] Veja Também

Fonte: www.sofestas.com.br

Ferramentas pessoais